quarta-feira, 11 de março de 2009

RICARDO SANTOS ROCHA

Nasce no Porto, em 1977. Inicia em 1994 a sua actividade na área da Música. Trabalha intermitentemente como músico, actor, sonoplasta e monitor de expressão musical. Frequenta até ao 2º ano o Curso Geral de Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português – Inglês, na Faculdade de Letras do Porto. Trabalha durante cerca de dez anos como músico, fazendo arranjos para os temas no projecto Comvinha Tradicional. A partir de recolhas provenientes de diferentes cancioneiros e regiões do país e arredores, o grupo teve formações instrumentais e repertórios diversos, continuando o projecto neste momento a desenvolver e a apresentar o seu trabalho.

Neste período, para além do contacto mais próximo com instrumentos de corda do panorama instrumental português (Cavaquinho, Viola Braguesa, Bandolim, Banjolim), estudou Guitarra Clássica no Conservatório de Música do Porto entre 1996 e 2002.

Inicia-se simultaneamente no estudo da Concertina típica em Portugal (Acordeão Diatónico) bem como outros instrumentos da família (Bandoneão), para os quais compõe e aos quais se dedica actualmente.

Frequentou dois cursos de Pedagogia Musical leccionados por Jos Wuyttack. Trabalha com crianças em diferentes períodos e locais (desde escolas a bairros sociais do Porto) na área da expressão musical.

Acompanhou o projecto Chamaste-m’ó?, composições originais a partir de textos de poetas portugueses, e mais tarde colaborou em diversas apresentações ao vivo e na gravação do CD “A Inocência da Noite” em 2002. Diversas apresentações ao vivo.

Desde cerca do ano 2000 tem vindo a ser mais habitual a colaboração enquanto sonoplasta/actor/intérprete musical com companhias e projectos teatrais, nomeadamente com o Teatro Art’Imagem, no Porto, e com o Teatro Regional da Serra do Montemuro, em Campo Benfeito.

Participou em Setembro de 2007 enquanto solista convidado em concertina e bandolim nos Concertos Para Bebés, sob direcção de Paulo Lameiro, tendo sido já convidado para futuros eventos do projecto.

Trabalha actualmente com o projecto Lufa-Lufa, um espectáculo de temas originais para concertina e percussão intitulado “Foledad”, estreado em Abril de 2005.

Fotografia: Sofia Leite

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial